Comunicadores em Rede

Somos uma rede de profissionais de comunicação de causas.

Fortalecemos o papel da comunicação nas organizações da sociedade civil, a partir da difusão de conhecimento e promoção de espaços de debate para a transformação social.

Acreditamos na comunicação que gera mudança, que engaja, que mobiliza para a construção de uma sociedade mais justa.

Atuamos para garantir e ampliar direitos, promovendo o diálogo, a transparência e os valores democráticos. Em rede, buscamos fortalecer vozes que inspirem narrativas inclusivas, plurais e transformadoras.

Nossa rede começou a se formar em 2015, quando nos reunimos pela primeira vez para participar, nos Estados Unidos, da conferência ComNet. A ComNet é o principal evento de comunicadores de organizações sem fins lucrativos do mundo, ligada a uma rede de profissionais que leva o mesmo nome.

Desde então, montamos um comitê e temos nos encontrado regularmente para instituir um fórum permanente dedicado à comunicação de interesse público no Brasil.

Em 2018, esse comitê foi acolhido como rede temática do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, o que nos dará fôlego para receber novos participantes: comunicadores de causas sociais de todas as partes do país.

INICIATIVA

Ana Carolina Vidal
Anna Beatriz Carvalho
Anna Livia Arida
Carolina Pasquali
Cristina Fernandes Souza
Débora Borges
Fernanda Kalena
Francine Lemos
Giovana Bianchi
Joana Castello Branco
Laura Leal
Maíra Junqueira
Mariana Bombonato Moraes
Nathália Rocha
Roberta Gazola Rivellino
Sandra Mara Costa

 

CONSELHO GESTOR – 2024 – 2025

Aleta Nunes
Aparecida de Fátima Gonçalves Nogarolli
Bárbara Figueiredo
Carolina Chueire 
Christiane Sampaio
Luiza Coimbra
Natália Passafaro
Renata Saavedra
Roberta Tasselli

Conheça nosso Instrumento de Governança

RELATÓRIOS DE ATIVIDADES

2021 – 2022

2020

2019

2018

Conhecimento, troca e ação

Sabemos que a comunicação estratégica – planejada, oportuna, criativa e bem executada – pode alavancar muito o trabalho das organizações sociais. Ela pode dar uma contribuição importante para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e sustentável.

Sabemos, também, que o Brasil é um celeiro de boas práticas de comunicação. Por todos os cantos do país se vê que, com originalidade e quase sempre pouco dinheiro, é possível mover montanhas.

Contudo, muitas dessas práticas ficam restritas a seus territórios. Ali nascem e ali morrem, como se pudéssemos nos dar esse luxo.

Por isso, com a proposta de desenvolver o campo da comunicação para organizações sem fins lucrativos, queremos aproximar e conectar comunicadores, promover a troca de informações e de experiências e fortalecer a comunicação como área estratégica nas organizações sociais.

Nosso horizonte é inspirar pessoas a se engajar em causas sociais para construir uma sociedade mais justa.

NOSSAS AÇÕES

– Difundimos conhecimento e práticas de comunicação

– Geramos conexão entre profissionais de comunicação

– Promovemos campanhas de engajamento e advocacy para enfrentar problemas sociais complexos

– Mapeamos o setor de comunicação de organizações da sociedade civil no Brasil

Manifesto

Esforço inaugural e recursos-semente

O grupo Narrativas nasceu do trabalho voluntário e colaborativo de um conjunto de profissionais e se valeu do apoio de organizações que doaram recursos para a rede.