Na Ativa

Seja bem-vinda(o)! Reunimos nesta página relatos dos encontros e reuniões da rede. Tem sugestões? Quer participar de um Grupo de Trabalho? Escreve pra gente: contato@narrativas.org.br.

==============================

05/09/2018

GT de Captação atualiza plano para sustentabilidade do Narrativas

O GT de Captação se reuniu no dia 5 de setembro para adequar o orçamento de 2019 da rede Narrativas, atendendo às sugestões do Grupo Gestor. Também iniciamos a composição de uma lista de potenciais apoiadores que podem ser abordados pelas/os integrantes dos grupos de trabalho do Narrativas para captarmos a receita necessária para as atividades do ano que vem.

11/07/2018

Grupo Gestor se reúne para alinhar decisões dos grupos de trabalho

Após os primeiros encontros dos grupos de trabalho, o grupo gestor se reuniu para dar encaminhamento às discussões. Foram abordados tópicos importantes, como a grade de eventos de 2018 e o planejamento de 2019, as atividades para o ano que vem já começaram a ser desenhadas. Trata-se de um importante ponto de partida para a estratégia de captação.

Foi aprovada a proposta feita pelo GT de Formação de instituir uma sistemática para compartilhar com a rede as conversas e decisões tomadas pelos grupos. A sugestão do GT de Conteúdo de criar a seção Na Ativa, no site do Narrativas, dá corpo à ideia.

Entre os encaminhamentos, confirmamos que o próximo encontro da rede será sobre Comunicação Transformadora, com o objetivo de construir coletivamente o entendimento sobre o tema e compartilhar cases que podem ser tomados como referência. Também fechamos uma parceria com o CIVI-CO, que receberá alguns dos principais encontros da rede e contribuirá com conteúdo e planejamento.

Em breve, será divulgada a data do próximo evento.

 

==============================

26/06/2018

GT de Conteúdo discute a criação de uma área institucional

Desde a formação dos grupos de trabalho no primeiro encontro aberto da rede Narrativas, o GT de Conteúdo se reuniu duas vezes. No primeiro encontro, dia 8 de junho, foi abordada questões relacionadas ao site, como a periodicidade de novos conteúdos, a curadoria para divulgá-los com a rede via newsletter, a necessidade de produzir conteúdo próprio e a elaboração de uma planilha editorial para reunir as sugestões.

No segundo encontro, realizado no dia 26 de junho, o grupo conversou sobre a necessidade de um espaço no site dedicado às atividades da rede. Foi então que surgiu essa nova área: Na Ativa. Foi falado também sobre a necessidade de receber sugestões de conteúdos e de agenda dos participantes da rede e como engajá-los.

Participam do GT de Conteúdo: Cristina Camargo (Fundo Direitos Humanos – São Paulo/ SP); Del Ferreira (Opereta – Poá/ SP); Gabriela Soares (Instituto Coca-Cola – Rio de Janeiro/ RJ); Giovana Bianchi (GIFE – São Paulo/ SP); Laura Leal (Alana – São Paulo/ SP); Rafaela Menis (Bradesco – Investimento social e comunicação – Curitiba/ PR); Simone Nascimento (Fundo Direitos Humanos – São Paulo/ SP).

==============================

19/06/2018

GT de Formação faz primeira reunião

Oito pessoas participaram da primeira reunião do Grupo de Trabalho de Formação da rede Narrativas, realizada no dia 19 de junho, na sede da Cidade Escola Aprendiz em São Paulo (SP). A reunião tratou de configurar o grupo de trabalho e iniciar as discussões sobre um plano de formação para os participantes da rede.

O grupo elencou temas de interesse e possíveis modalidades de formação. Eles serão analisados nos próximos meses, à luz de insumos como o mapeamento das expectativas dos participantes da rede. Nesta primeira reunião, contamos com as seguintes presenças: Adriana Franco, Ana Cecília Bruni (Instituto Auá), Anne Galvão (Idec), Luiza Paiva (Social Docs), Nathalia Rocha (Cause), Roberta Tasselli (Cidade Escola Aprendiz), Sandra Mara Costa (Mc&Pop) e Tatiana Klix (Porvir/Inspirare).

==============================

14/06/2018

GT de Captação começa a planejar sustentabilidade da Rede

O Grupo de Trabalho de Captação de Recursos da Rede Narrativas fez sua primeira reunião em junho, na sede do Instituto Ayrton Senna, em São Paulo (SP). O grupo avaliou que será necessária a definição do plano de trabalho da Rede (que atualmente está em construção pelos demais GTs) para então definir as estratégias de captação de recursos.

Um primeiro passo seria estimar o orçamento para um ano de funcionamento da Narrativas, incluindo, por exemplo, a contratação de uma pessoa, por meio período, para contribuir com as articulações. A discussão foi encaminhada ao grupo gestor, que apresentou as principais atividades previstas pelos demais GTs para continuidade dos trabalhos.

Participaram da reunião Anna Beatriz Carvalho (Instituto Ayrton Senna), Débora Borges (Fundo Brasil de Direitos Humanos) e Marcelo Dovek (Social Docs), presencialmente; e Fernanda Nobre (Fundação Tide Setubal) e Cris Fernandes (Instituto Unibanco), virtualmente.

Grupo de Trabalho de Captação de Recursos da rede Narrativas

==============================

12/06/2018

GT de Articulação debate a comunicação entre os membros da rede

O primeiro encontro do GT de Articulação, responsável tanto pela articulação interna (entre os membros da rede) quanto externa (novos membros, parceiros, apoiadores e mídia), reuniu 10 participantes.

Foi proposta a divisão do grupo em dois subgrupos para possibilitar o aprofundamento das discussões e direcionar os esforços onde forem prioritários. O GT permanece como um único grupo, mas com duas frentes de atuação: articulação interna, que priorizará o debate sobre a melhor forma de realizar a comunicação entre os membros da rede e a mobilização externa, que tem o desafio de atrair novos membros, parceiros e apoiadores para a rede.

Participaram: Ana Maria Melo, André Corrêa (Idec), Fernanda Carpegiani, Fernanda Kalena (Agenda Pública), Fernanda Lima, Laura Dauden, Lúcia Menezes (designer), Mariana Moraes (Gife), Nany, Valéria Lapa.

==============================

22/05/2018

Narrativas realiza seu primeiro encontro

Após o lançamento da Narrativas em abril deste ano, o grupo promoveu o primeiro encontro aberto aos interessados em fazer parte da rede, reunindo mais de 70 comunicadores de 46 organizações, no espaço Civi-co, em São Paulo. 

A primeira parte do evento foi destinada à escuta e ao levantamento de expectativas e desafios dos profissionais da área, visando definir em conjunto as estratégias de atuação para 2018. Na sequência, membros da Narrativas contaram sobre a trajetória percorrida pelo grupo até o momento e apresentaram a proposta de criação de quatro Grupos de Trabalho (GTs): conteúdo, articulação, formação e captação de recursos.

A cobertura completa está disponível aqui.

Equipe no primeiro encontro no Civi-co.

==============================

05/04/2018

Rede Narrativas é lançada durante X Congresso GIFE

O lançamento oficial da rede Narrativas foi realizado durante o X Congresso GIFE, evento bianual que reúne investidores sociais de todo o país.

Para marcar o início de uma atuação conjunta, que se propõe a promover transformação social a partir da comunicação, foram realizadas quatro mesas de debate gratuitas sobre temas considerados estratégicos pela rede.

A mesa “Comunicação como centro da mudança” abriu o bloco de comunicação da programação do evento, seguida de outros três debates simultâneos sobre “Mídia, fake news e os riscos à democracia”, “Por que apostar no audiovisual para provocar transformação” e “Desafios da mobilização: como transformar comunicação em ações concretas”.

As mesas estão disponíveis na íntegra no canal do Youtube da rede Narrativas e a matéria de cobertura completa pode ser acessada aqui.

 

==============================

Origem do Narrativas remonta a 2015

A rede Narrativas foi lançada em abril de 2018, mas a ideia da sua criação nasceu em 2015, quando um grupo de profissionais de comunicação brasileiros se reuniu pela primeira vez para participar, nos Estados Unidos, da conferência ComNet. A ComNet é o principal evento de comunicadores de organizações sem fins lucrativos do mundo, ligado a uma rede de profissionais que leva o mesmo nome.

Desde então, as sucessivas participações dos brasileiros no evento serviram de inspiração e motivaram a criação de um comitê para formar uma rede de comunicadores de causas sociais no Brasil. O Narrativas surgiu da evolução das discussões desse grupo.

Ele está aberto a acolher novos comunicadores de organizações de todas as partes do país.

Encontro do grupo de comunicadores que idealizou a criação da Rede Narrativas, no ComNet 2016

==============================